Na Ășltima semana, dois grandes nomes da indĂșstria previram um futuro pĂĄlido para o rock. O ex-empresĂĄrio do Guns Nâ Roses e do Great White, ALAN NIVEN, acha que ambos estĂŁo errados, e que o rock prevalecerĂĄ. Eis porquĂȘ.
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Escolha uma das declaraçÔes:
âO Metal ficou grisalho, careca e gordo. E o Metal tinha perigo. Quando vocĂȘ ia a um show de Metal, eram uns trutas jovens no palco. Havia um elemento de perigo naquiloâ â Kevin Lyman.
âEstĂĄ na hora de ir trabalhar na garagem de veĂculos do tiozĂŁo lĂĄ no fim da rua. â â Peter Mensch
Ah⊠merda⊠lĂĄ vamos nĂłs de novo. Mais duas toras de madeira para a pira do funeral do rock, providas por dois caras que eu levo muito a sĂ©rio, dois caras que contribuĂram imensamente para o meio ao longo dos Ășltimos 30 a 40 ano.
Peter Ă© uma das metades da Q Prime, empresa que cuida da carreira de artistas como o METALLICA e o DEF LEPPARD, apenas para citar dois nomes. Eu os conheço hĂĄ anos. Ele e seu sĂłcio, CLIF BURNSTEIN, me fizeram um enorme favor nos anos 80, um que fora essencial para as carreiras do Great White, do Guns Nâ Roses e para a minha. Eles disseram Ă [gravadora] Capitol que eu era afiliado da Q Prime. A força daquele apadrinhamento nos deu uma maior credibilidade.
Kevin fundou a turnĂȘ Warped e Ă© sĂłcio de John Reese na Mayhem Tour, um super circo do Heavy Metal que perambula pela AmĂ©rica todo verĂŁo. A Mayhem Ă© talvez a maior turnĂȘ de Metal do ano. De acordo com Kevin, os nĂșmeros da Mayhem estĂŁo baixos esse ano. As vendas antecipadas de ingressos em Phoenix, para uma casa de 16 mil lugares, foi menor do que 5000.
Eu nĂŁo estou mais na idade onde me sinto invencĂvel. Muitos de meus colegas e amigos jĂĄ desligaram seus telefones faz tempo. Eu nĂŁo tenho tempo de sobra para desperdiçar. Eu estou desperdiçando meu precioso tempo e meus dias cada vez menores dando apoio aos talentos jovens com os quais nos comprometemos? Eu concordo com Kevin e Peter?
NĂŁo. Nem por um segundo.
NinguĂ©m tem todas as respostas e eu sĂł posso falar por minha experiĂȘncia e observação pessoal â mas eu com certeza sei o porquĂȘ de eu fazer o que eu faço.
Kevin jĂĄ se retratou e pediu desculpas ao grupo de talentos que ele atrai e aos fĂŁs que compram seus ingressos. Todos nĂłs dizemos coisas que devĂamos ter pensado melhor antes, especialmente quando sob estresse e decepçÔes crescentes. Ainda assim, Kevin deve ter achado que ele tinha um argumento sĂłlido, e Peter tem uma perspectiva altamente bem informada.
A palavra-chave no rompante de Kevin Ă© âperigoâ. Uma vez Sean Beavan, um dos produtores de âChinese Democracyâ, me perguntou, ââcomo Ă© que vocĂȘ conseguiu fazer com que âAppetite For Destructionâ soasse tĂŁo perigoso? â. Eu nĂŁo entendi de fato o que ele estava tentando perguntar. Claro, AFD soava cru comparado aos outros ĂĄlbuns de rock daquele tempo, feitos pras rĂĄdios, ele tinha energia e dinĂąmica, mas o som mais perigoso que eu posso pensar Ă© o de um cartucho sendo engatilhado apĂłs ter sido colocado na cĂąmara de uma escopeta calibre .12. Discos nĂŁo me soam perigoso
Eles podem, contudo, ter uma postura perigosa. O perigo reside na habilidade que o material tem de desafiar a complacĂȘncia e a hipocrisia. âJungleâ era um comentĂĄrio abrasivo Ă s condiçÔes urbanas contemporĂąneas. âOut Ta Get Meâ nĂŁo parece mais paranoica â olhem para a milĂcia dos impostos que andam em tropas por nossas ruas, chutando portas e atirando em qualquer coisa que se ouse mover. âSo Easyâ expressava um estresse causado diretamente pelo horizonte de Sunset Strip. Hollywood Ă© onde as mulheres sĂŁo usadas e abusadas e a lealdade Ă© uma qualidade efĂȘmera. Los Angeles nĂŁo Ă© nenhuma âParadise Cityâ. AFD expressava uma contemplação saudĂĄvel dos aspectos de nossa existĂȘncia urbana, e era um grito de batalha do indivĂduo, mais especialmente os de pouca força â mesmo as almas dos vagabundos de rua possuem o mesmo valor da alta roda corporativa de Beverly Hills.
VocĂȘ quer saber o porquĂȘ de AFD ter explodido como um tanque de querosene atingido por um tiro de bazuca? Porque um tsunami de jovens da classe trabalhadora respondeu â âAĂ sim, porra! Axl Ă© um de nĂłs e ele Ă© a nossa vozâ. Eles se reconheceram na postura de Rose, talvez atĂ© mais do que na dos amĂĄveis e educados Leppards administrados por Peter. Aqui estava uma gangue de Hatfields, e melhor ainda, âthey smoked their cigarettes with styleâ. Eles pareciam ser os verdadeiros McCoy [nota: Niven refere-se Ă expressĂŁo âthe real McCoyâ, que em inglĂȘs remete a algo 100% legĂtimo, mas tem uma etimologia bastante difusa e controversa; o sobrenome Hatfield, por sua vez, Ă© o nome de uma famĂlia que travou uma guerra sanguinĂĄria â nĂŁo se sabe exatamente o motivo inicial atĂ© hoje â com o clĂŁ McCoy durante quase 30 anos nos EUA. Ainda assim, a famĂlia McCoy nĂŁo tem nenhuma ligação com a criação da metĂĄfora].
Agora, os problemas com a turnĂȘ Mayhem sĂŁo problemas especĂficos da turnĂȘ Mayhem, atĂ© onde eu consigo entender â vocĂȘ nĂŁo tem como pegar tantas bandas assim e leva-las pelos mesmos mercados ano apĂłs ano e nĂŁo esperar que haja um exercĂcio de retorno diminuto â nĂŁo importa o quĂŁo bem vocĂȘ organize e administre a turnĂȘ.
NĂŁo obstante, quanto ao tamanho do elenco de um festival, considere a mĂĄxima de que a expansĂŁo causa complexidade e a complexidade se torna declĂnio. Todos os impĂ©rios eventualmente caem. Eu seu despertar, eles deixam as glĂłrias de outrora no passado, e pra mim, o passado Ă© ter que ver ao Lemmy DE NOVO. O [festival] Coachella, a propĂłsito, fechou com a cĂąmara de vereadores da cidade de Indio atĂ© 2030. Talvez eles cheguem lĂĄ e talvez sejam engolidos inteiros pela euforia artificial da Tomorrowland e sua mirrada EDM.
Os problemas do rock sĂŁo duplos â primeiro hĂĄ a relevĂąncia, e em seguida, hĂĄ o subterfĂșgio.
A relevĂąncia Ă© marginalizada pela era da tecnologia afluente â as porras de telefones celulares que todo mundo e suas mĂŁes se tornaram ligados umbilicalmente. A relevĂąncia social agora Ă© determinada pelo Facebook e quantas porras de âCurtidasâ a selfie que vocĂȘ tirou no banheiro tem â nĂŁo o fato de que vocĂȘ comprou o novo ĂĄlbum dos Wailers. A conexĂŁo social Ă© definida pelo nĂșmero de âamigosâ que vocĂȘ tem na sua tela de 3 polegadas. Se todos nĂłs ainda nos encontrĂĄssemos em lojas de discos, nem dirĂamos âoiâ uns para os outros â estarĂamos ocupados demais checando nossos e-mails para notar aos outros ali.
Ainda assim, quando 16 mil pessoas estĂŁo preparadas para ir a um show e suportar altas temperaturas na casa dos 40 graus e pagar caro por uma cerveja para limpar poeira da goela, entĂŁo eu nĂŁo temo que o apetite pelo rock e a comunidade do rock tenham desaparecido. O que eu vejo de fato Ă© que atualmente, nĂŁo hĂĄ ninguĂ©m carismĂĄtico o suficiente personificando as raivas e frustraçÔes de nossas vidas. O que eu vejo Ă© todo mundo pronto para vender tudo a qualquer momento. O patrocĂnio Ă© o Rei Midas e o espĂrito do rock estĂĄ andando de marcha rĂ©.
HĂĄ muito do que se ter raiva. Anualmente, contribuĂmos redistribuição de riquezas â nĂłs pagamos nossos impostos â para o benefĂcio do PentĂĄgono e de interesses corporativos que sĂŁo donos de nosso governo. A Boeing, General Electric e a Verizon estĂŁo entre as muitas corporaçÔes que nĂŁo pagam impostos federais. A milĂcia dos impostos [eu parei de chamĂĄ-los de âpolĂciaâ] transita por nossas ruas com superĂĄvit bĂ©lico e matam pessoas acuadas. 1984? Ă aqui, amigo, mais enraizado e mais persuasivo do que Orwell jamais poderia imaginar. Assista tudo no canal da Central Televisiva da China.
E os poderes nĂŁo gostam de dissidentes. Consequentemente, eles permitiram uma organização texana ganhar um mata-leĂŁo monopolista sobre a rĂĄdio terrestre dos EUA â a Clear Channel centraliza e sufoca a programação. NĂŁo haverĂĄ outro 1968. NĂŁo haverĂĄ uma âStreet Fighting Manâ para encorajar protestos. O Imposto de Rena mudou suas leis no meio dos anos 90 para impedir que as gravadoras deduzissem gastos com suas especulaçÔes perdidas com talentos em potencial. âVocĂȘ tem um Bob Dylan no seu porĂŁo gravado fitas? Bem, ele pode ficar lĂĄ. â O antigo negĂłcio da mĂșsica foi desmantelado ou segmentado.
Mas isso pode nĂŁo ser de todo mal. IncĂȘndios em florestas regeneram a flora. J.G. Ballard apontou que mesmo a catĂĄstrofe pode ser vista como o portal da reinvenção e da renovação. Talvez o rock precise sair rastejando dos destroços de vez em quando.
Quanto Ă perda de vendas de discos, havia vĂĄrias vozes poderosas no rock muito antes da explosĂŁo das vendas de discos nos anos 70.
Ballard tambĂ©m acredita que quanto menor, melhor. VocĂȘ nĂŁo tem que ter todas as bandas no elenco do seu festival e vocĂȘ nĂŁo precisa tocar em todo lugar. VocĂȘ nĂŁo tem que se vender para patrocinadores corporativos.
Agora nĂŁo hĂĄ mais gravadoras provendo apoio Ă s turnĂȘs, promovendo faixas nas rĂĄdios abertas e lhe emprestando dinheiro para gravar clipes. As trĂȘs grandes gravadoras que sobraram nĂŁo estĂŁo interessadas em âdesenvolvimento de artistasâ, nĂŁo mais. MĂșsica pop Ă© menos cara de se comercializar e se ajusta Ă consciĂȘncia da total comercialização da era do celular. E daĂ? Sempre houve um mercado pop predominante, e o rock sempre foi o primo bastardo da indĂșstria do entretenimento.
Diferencie âanimadoresâ de âartistasâ. Preste atenção ao underground.
Sim, o rock estĂĄ em um perĂodo de escassez. HĂĄ ritmos para todos os gostos. Ken Berry, que viria a comandar a EMI mundialmente, me disse em 1980 que o ramo estava moribundo e âque somente âThe Wallâ estava vendendoâ. JĂĄ estivemos nessa situação antes.
Finalmente, se o rock estĂĄ morto, por que Ă© que hĂĄ um bando de moleques de 14 anos em minha casa me dizendo âIron Maiden Ă© do caralho! â e me perguntando âpodemos pegar suas stratocasters emprestadasâ? Meu filho mais novo e seus amigos estĂŁo em uma idade onde eu deveria ser rejeitado, com escĂĄrnio, como Ă© a praxe. Eles deveriam estar pirados com o novo jogo do X Box, âKillâem Allâ. Ao invĂ©s disso, eles querem saber quem Ă© Jason Becker. Eles querem saber o que Ă© o Banco Central. Esse tipo de profundidade de curiosidade denota inteligĂȘncia e paixĂŁo.
Esse tipo de paixĂŁo em um rapaz de catorze anos de Indiana teve consequĂȘncias.
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Texto original para a revista CLASSIC ROCK, julho de 2015.