A comunidade de baixistas em português.

Battle of Bands: Metallica x Megadeth

A finalidade desta coluna é colocar lado a lado álbuns de grandes bandas que foram lançados no mesmo ano, a fim de apurar qual deles saiu vencedor, levando em consideração os seguintes quesitos.

– melhor posição na Billboard;
– habilidades individuais;
– hit singles;
– RELEVÂNCIA;

Cada quesito terá um vencedor, necessariamente, sendo que, em caso de empate, o vencedor do conjunto da obra vence o duelo. É isso aí, vamos à luta!

 


 

“Master of Puppets” x “Peace Sells… But Who’s Buying?” (1986)

Imagem

 

Metallica e Megadeth na época

Como todos sabemos, Metallica e Megadeth são bandas que têm relações embrionárias. Se, por um lado, o Metallica com Mustaine poderia ter se tornado um tipo de Zeppelin do Thrash Metal – Cliff Burton incluído, fato é que, por outro lado, a expulsão de Mustaine da banda nos deu de presente outra banda maravilhosa: Megadeth.

Depois da separação entre Metallica e Mustaine, “Kill ‘em All” foi lançado e, na sequência, “Ride the Lightining”, enquanto o recém-formado e furioso Megadeth lançava “Kill is my business…”.

Em 1986, finalmente, podemos situar nosso duelo, isto porque as duas bandas lançaram álbuns lendários, cada um com suas qualidades. Qual seria o vencedor deste duelo?…

ROUND 1 – melhor posição na Billboard;

Master of Puppets:
Lançamento 21 de fevereiro de 1986
Billboard #29 no Top 200

Peace Sells… but Who’s Buying:
Lançamento 20 de julho de 1986
Billboard #76 no Top 200

VENCEDOR: Metallica

Por sinal, este álbum vendeu mais de 6.000.000 de cópias somente nos EUA, em que pese o estilo não comercial; de todo modo, ”Peace Sells” não fez feio, vendendo mais de 1.000.000 de cópias nos USA.

ROUND 2 – habilidades individuais

Master of Puppets:
Guitarras: James Hetfield/Kirk Hammet
Baixo: Cliff Burton
Bateria: Lars Ulrich
Vocal: James Hetfield

Peace Sells…:
Guitarras: Dave Mustaine/Chris Poland
Baixo: Dave Ellefeson
Bateria: Gar Samuelson
Vocal: Dave Mustaine

Aqui a coisa complica um pouco. Mas, considerando que James e Dave são, fundamentalmente, guitarristas-bases, praticamente se equivalem, difícil colocar um deles em primeiro lugar, embora James seja um melhor hit-maker. Agora, quanto aos solos, em que pese o valor de Gar, Kirk é uma lenda do Thrash e os solos em “Master” são memoráveis.

Já no baixo, apesar da relevância de Dave Ellefson para o Megadeth, não há como negar que Cliff é um mito do Metal e não encontrou concorrentes enquanto viveu.

Na bateria, Lars realmente não espanta com seu trabalho, mas sua relevância para a banda e para a cena fazem-no ficar acima da contribuição de Gar no álbum do Megadeth, embora se trate de um grande baterista.

No vocal, muita gente pode reclamar, mas acho que Mustaine sempre imprimiu uma sonoridade particular ao seu vocal, enquanto James apenas cumpriu bem esse papel, ao menos nessa época. Por isso, ponto para o Megadeth.

VENCEDOR: Metallica

Por Quê: Banda mais coesa e afiada

Round 3: Hit singles

Metallica:
“Master of Puppets”
“Battery”
“Sanatarium”

Megadeth:
“Peace Sells”
“Counjurin”
“Good Morning/Bçack Friday”
“Wake up Dead”

VENCEDOR: Megadeth

Por quê? Curiosamente, enquanto impacto das canções no público em geral, as canções do Megadeth parecem ter chamado maior atenção para o estilo na mídia, principalmente “Peace Sells” (talvez o primeiro hit do thrash) e “Wake up Dead”, rápida, honesta e marcante. Claro que as canções do Metallica neste álbum são clássicas, mas um tanto quanto longas para cativar o público de então.

Round 4: Relevância

Ambos são álbuns extremamente relevantes para o Metal em geral e para o Thrash em especial, mas há que se considerar que “Master” foi um marco, que criaria uma legião de fãs do estilo desde então. Já “Peace Sells” deu o recado de Mustaine, mas não há como se comparar a grandeza de ambos. Além disso, entendo que o Megadeth superou a qualidade deste álbum em outros lançamentos, sendo certo que para o Metallica, “Master” será sempre uma referência, talvez nunca mais superado.

Vencedor: Metallica

Por quê? “Master” é clássico absoluto do Metal, embora “Peace Sells” seja muito importante.

 


 

E o vencedor é…

TOTAL: 3X1 = METALLICA “MASTER OF PUPPETS”

Por favor siga-nos e divulgue nas redes sociais: