A comunidade de baixistas em português.

Cliff Burton: O segredo do som de uma lenda

Mais uma vez estou aqui para falar de outra lenda. Esta é a terceira que faço falando de grandes nomes no cenário musical… A primeira matéria foi sobre o guitarrista Slash (Guns N’Roses/Velvet Revolver) e a segunda matéria sobre Dimebag Darrell (Pantera, Damageplan e Rebel Meets Rebel).

Slash: o segredo do timbre do guitarrista
Dimebag Darrell: como ele conseguia aquele som?

Hoje não falarei de um guitarrista, hoje o assunto é sobre o lendário baixista do Metallica: CLIFF BURTON.

Cliff Burton nasceu em Castro Valley CA em 10 de fevereiro de 1962, seu interesse por música teve inicio quando seu pai lhe mostrou o Jazz. O que muitos não sabem é que o primeiro instrumento de Burton não foi o baixo, e sim um TECLADO.

Cliff começou a tocar baixo aos 13 anos, após a morte de seu irmão Scott. Cliff chegou a tocar com Jim Martin, ex-guitarrista do Faith No More em uma banda chamada Agents of Misfortune. Foi nessa banda que o estilo diferenciado de Cliff começou a ser notado.

Cliff junto com sua primeira ‘grande banda’ Trauma viajaram para Los Angeles para tocar no Whisky a Go Go, e foi nessa apresentação que James Hetfield e Lars Ulrich (que estavam na plateia) o viram tocar pela primeira vez. Desde que o viram tocar Hetfield e Ulrich começaram a persuadir Cliff para se juntar ao Metallica para substituir o baixista Ron McGovney.. Daí pra frente todo mundo (ou quase) já conhece a história de Cliff Burton no Metallica até sua morte em 1986 devido um acidente automotivo.

Voltando a falar sobre o tema da matéria.. Como era feito o “som” de Cliff Burton?

Responsável direto sobre o som diferenciado que o Metallica tinha na época, Cliff com certeza é uma referencia e um ícone do heavy metal. Entre seus “brinquedos” estão:

BAIXOS:

Rickenbacker 4001

Alembic Spoiler

Aria Pro II

AMPS:

Mesa Boogie 4″x12″ Cabinets & 1″x15″ Cabinets

Ampeg SVT-1540HE Classis Series Enclosure

E é claro os principais responsáveis pelo destaque de Cliff Burton:

Morley Power Wah Boost

Usado nos solos e nas musicas “Seek And Destroy” e “For Whom The Bell Tolls”.

Electro Harmonix Big Muff

Usado em “Pulling-Teeth”, “Seek And Destroy” e “For Whom The Bell Tolls”.

 

Por favor siga-nos e divulgue nas redes sociais: