A comunidade de baixistas em português.

Jason Newsted: ele nunca teve chance nos Metallica

O tempo de Jason Newsted com o METALLICA coincidiu com a ascensão da banda do underground para ser uma das maiores do mundo. Mas internamente, o baixista estava em maus lençóis, com contínuas e numerosas pegadinhas dos outros três membros e nunca sentir-se como um igual. Agora, dois especialistas sugerem que, embora Newsted tenha estado na banda por 15 anos, estava, em retrospectiva, condenado desde o início.

Como Paul Brannigan e Ian Winwood, autores de Into the Black: The Inside Story of Metallica 1991-2014, falaram ao site Salon.com. “Newsted ganhou o posto de baixista apenas três semanas depois que Cliff Burton foi morto num acidente com o ônibus na Suécia. Com cinco semanas ele estava em turnê com o grupo no Japão. Isto foi claramente muito rápido para os outros três – ambos com vinte e poucos anos – processarem a dor ou articular a tristeza. Assim, ao invés de seguir em frente com o novo baixista, ele se tornou o foco do ressentimento, mesmo não tendo culpa. Então, a coisa estava envenenada desde o início. Isto é uma vergonha, porque Jason Newsted notadamente amava o Metallica, seu som e seus ideais, e foi, em muitos aspectos, como um representante do sindicato na placa de uma corporação gigante. O fato de que isso nunca foi plenamente reconhecido é quase um livro em si “.

O sentimento ecoa algo em James Hetfield, que uma vez falou a respeito de Newsted, “Eu senti que nós jogamos um bocado do nosso ressentimento, muito do nosso sofrimento, um monte de nosso desespero em torno da morte de Cliff em Jason […] Desde o início, havia uma grande quantidade de trotes que acabavam separando ele. Foi sempre o ‘cara novo’. Eu gostaria que isso não tivesse que acontecer. Eu acho que nós queriamos fortalecê-lo, nós queriamos que ele fosse tão duro quanto nós. Estávamos sendo brutais com ele. E isso realmente nunca terminou.”

[to_like]Newsted finalmento deixou o Metallica em 2001, alegando “razões pessoais e o dano físico que eu provoquei a mim durante os anos, tocando a música que amo.” Mais tarde, ele revelou que a gota d’água veio quando Hetfield anulou o envolvimento da sua gestão com o Echobrain, seu projeto paralelo.[/to_like]

 

Por favor siga-nos e divulgue nas redes sociais: